A busca incessante por crescimento e progresso dos negócios, sobretudo, no setor rural, tem exigido cada vez mais atenção e planejamento prévio para os anos seguintes.
Buscar conhecimentos sobre o cenário as novas oportunidades para o agronegócio em 2018, é algo indispensável para quem trabalha investindo neste setor e também, para quem planeja
fazê-lo.
Mesmo com uma leve melhora no panorama econômico do Brasil em 2017, ainda é necessário atenção, pois o crescimento do PIB aponta um aumento de somente 0,4 %.
É evidente que esse valor é uma vantagem quando comparamos com o ano anterior.
Ainda que haja alguma instabilidade durante o ano de 2018, há possibilidade de bons negócios.
No âmbito do Agronegócio para 2018, podemos dizer que os juros e custos de produção estarão mais altos. Investimento em máquinas, insumos e armazéns são os que continuarão em alta por parte dos produtores.
A alta do custo se deve ao aumento nas tarifas de energia elétrica, combustíveis, além do dólar e também dos juros.
Portanto, o foco do agronegócio do Brasil em 2018 está na diminuição das despesas. Um aspecto que pode fazer parte desse processo é a armazenagem. No Brasil, apenas 16% da produção é mantida em silos próprios, ao passo que nos Estados Unidos, esse percentual chega a 56%, ou seja, a maior parte de tudo o que é fornecido.
Além da estocagem da produção, o investimento em tecnologia é um fator que faz a diferença no agronegócio brasileiro em 2018. Ela chegou para mudar todas as maneiras de se fazer negócio e, consequentemente, as relações econômicas de uma forma geral. Essa é uma maneira viável de promover o aumento da produção, principalmente no que se refere ao gerenciamento do negócio e a qualificação da equipe de trabalho.
Também é preciso estar alerta à produção como um todo, principalmente em função da instabilidade e alta dos custos. A boa administração das áreas de produção aumenta a produtividade e, portanto, os rendimentos.
Comments