top of page
Buscar

Três problemas frequentes da Administração Rural. Saiba como solucioná-los!

Atualizado: 6 de jun. de 2018



Gerir uma propriedade rural não é uma tarefa fácil, requer habilidade, experiência, e ter controles e métricas bem definidos. Os problemas que o produtor rural pode enfrentar em seu negócio muitas vezes são desproporcionais, implicando em maior dificuldade para se encontrar uma solução. Gerenciamento de pessoal, produção e armazenagem, gestão dos implementos agrícolas, desperdício de insumos e variações climáticas são apenas alguns dos problemas que a ausência de um planejamento estratégico pode agravar.

Veja abaixo três dos principais problemas rotineiros da administração rural e como solucioná-los!


1. Gerenciamento de pessoal e retenção de funcionários


Levando em consideração que o produtor rural precisa se preocupar com todas as questões envolvidas em sua propriedade que possam afetar o desempenho de sua produção, ter que se preocupar com gerenciamento de pessoal e recursos humanos torna-se um fardo que ele não deveria carregar. Além disso, outro problema recorrente nas fazendas é a rotatividade de funcionários em geral e especificamente de monitores pragueiros ou os chamados líderes de campo, o que e normalmente provoca uma série de incertezas e preocupações.


2. Gestão das informações técnicas


Cada ano que passa a pressão de pragas é maior e o conhecimento técnico se faz necessário para rápida identificação dessas pragas e ações de controle, além disso acompanhar a pluviometria também é essencial para entender o comportamento das pragas e doenças, mas como gerir informações cada vez mais vastas e diversificadas?

Através de um software de gerenciamento agrícola, por exemplo, o gestor agrícola além de desenhar rotas georreferenciadas de monitoramento, as quais aumentam a representatividade das amostragens, ele também tem acesso a históricos e relatórios por fazenda e por talhão do comportamento das pragas e doenças.

A partir das informações do monitoramento, o sistema de gestão consegue indicar ao produtor se está ou não no momento de aplicar o defensivo, quais são as áreas de maior risco, entre outras informações sem precisar estar fisicamente na fazenda para ter confiabilidade nos dados.


3. Gerenciamento de estoque


O gestor rural também precisa saber administrar de forma minuciosa o estoque de sua produção: não basta produzir uma quantidade elevada e apenas se preocupar em vender tudo o que puder. Existem cronogramas e demandas específicas para cada cliente, portanto é preciso ter controle total sobre a quantidade de cada recurso que sua propriedade tem produzido semanalmente e quanto há em estoque.



Gostou do conteúdo?

Receba este e outros conteúdos exclusivos para o seu negócio.

Cadastre-se agora e não perca nenhuma novidade!

Acompanhe o nosso blog e compartilhe qualquer dúvida nos comentários!

0 comentário

Comments


bottom of page