top of page
Buscar

Varejo 4.0: O que é, principais desafios e como aplicá-lo ao seu negócio?


Entramos em uma nova fase no comércio de proporção gigantesca devido aos avanços tecnológicos dos últimos anos. A maneira de comunicar, de vender e consumir mudaram o cenário econômico atual e o que está assustando os empreendedores é o desconhecimento das novas técnicas e de como aplicá-las.

Adentrando nesta nova era do varejo, conhecida como Varejo 4.0, combina as tendências da internet com o mundo real para aprimorar tanto a experiência de compra, como o relacionamento com o cliente também.


Varejo 4.0?

Sim, Varejo 4.0 é o nome do novo modelo que veio para transformar o valor do seu negócio e promover um diferencial competitivo de mercado. Mas de que forma? Por meio das tecnologias, que coletam as informações do seu público de maneira mais rápida e ágil. Ao compreender os hábitos dos seus clientes, é possível identificar por qual meio eles realizam compras.

Os consumidores de hoje buscam mais do que apenas um produto de qualidade; muito pelo contrário, eles querem ver, sentir, experimentar, comparar, curtir, avaliar e recomendar. É por meio interação entre tecnologia e o mundo real que vínculos emocionais e sociais com os clientes são construídos. O meio digital é um canal que além de inovador, auxilia na compra, e a loja física, por sua vez, aprimora tal experiência.


Desafios

O percentual de vendas pela internet vem aumentando consideravelmente quando comparadas às vendas em lojas físicas, pelo fato de que as pessoas dificilmente saem da sua rotina para ir atrás de um produto específico. Para se aplicar o Varejo 4.0 é preciso estar atento às duas tendências deste novo modelo de vendas: a tecnológica e a comportamental.

A tecnológica promove a experiência por meio do uso dos produtos, ou seja, o impacto que aquele produto ou serviço causa no cliente; melhora a interação com os clientes e possibilita estratégias de oferta dos produtos certos, para o público certo e no momento certo.

Já a comportamental está mais ligada ao compartilhar. A cada dia que passa, os consumidores estão mais preocupados com as questões sociais e ambientais. Ou seja, as pessoas querem acesso à informação, e não a posse de um produto aleatório e sem valor.


Como aplico o Varejo 4.0 no meu negócio?

Para se conseguir as informações que você necessita dos seus clientes, transparência deve sempre prevalecer, além do estabelecimento de políticas de relacionamento para a coleta e análise de forma contínua dos estilo de vida dos mesmos. Lembrando sempre que tudo isso deve ser de consentimento dos público.

Oferecer wifi grátis em troca de um cadastro, aplicativos de geolocalização, instalação de câmeras com sensores de calor são alguns exemplos aplicáveis de tecnologia de Varejo 4.0 no seu negócio para uma fácil coleta de informações.


Pesquise, se aprofunde, pois esta tecnologia veio para ficar!

Cadastre-se e receba nossos conteúdos!



0 comentário

Comments


bottom of page